Mesquita comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo

Em ação de reflorestamento, 68 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas

Em uma iniciativa que marca o compromisso de Mesquita com a preservação ambiental, o último dia 15 de abril foi celebrado com uma ação de reflorestamento no Monte Guararapes, também conhecido como Monte Horebe. Organizada pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, a atividade integra o Projeto Refloresta Mesquita, que foca na restauração de áreas desmatadas nas unidades de conservação do município. Durante a ação, foram plantadas 68 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como ipês rosa, roxo e amarelo, paineira, aroeira, pau-viola, pau-ferro, dedaleira, sapucaia e pau-formiga. 

O reflorestamento é crucial para resgatar gradualmente a biodiversidade, função ecológica e sustentabilidade dessas áreas ao longo do tempo“, explica Larissa Venturini, gestora das Unidades de Conservação.

Mesquita abriga duas unidades de conservação dedicadas à preservação do ecossistema natural e ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico. O Monte Guararapes (Horebe), além de ser um dos principais pontos de visitação, é um local de significado religioso para muitos cristãos, atraindo não apenas turistas, mas também fiéis de todo o estado para rituais religiosos. 

Para o prefeito Jorge Miranda, essa é uma ação que reafirma o compromisso do município em continuar promovendo iniciativas que protejam e valorizem o meio ambiente, tornando Mesquita um exemplo inspirador para outras comunidades. 

O meio ambiente é a base de nossa existência e sua preservação é uma prioridade inegociável. Em Mesquita, estamos dedicados a proteger e valorizar nossas áreas naturais, como o Monte Horebe, pois reconhecemos que são essenciais para o bem-estar de nossa comunidade e para as gerações futuras“, declara Jorge Miranda.

Obras de revitalização


Após passar por obras de revitalização, o Monte Guararapes foi oficialmente inaugurado no dia 16 de dezembro. Para receber melhor os visitantes, o acesso da trilha até o cume foi melhorado. Agora, há guarita de apoio ao visitante, educação ambiental e recolhimento de resíduos, além de fonte de água, pórtico de entrada e um deque no mirante, de onde é possível contemplar uma vista privilegiada do município.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook