Jorge participa da reunião do conselho técnico do CISBAF

Debates sobre a informatização dos sistemas públicos de Saúde da Baixada Fluminense marcaram o encontro

Nesta semana, o prefeito Jorge Miranda marcou presença na segunda reunião do Conselho Técnico de 2024 do CISBAF (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), no qual ocupa o cargo de presidente. Um dos temas abordados foi a informatização dos sistemas públicos nos municípios da Baixada, especialmente da Saúde. Sendo assim, alguns programas foram citados e estudados, entre eles o SUS Digital.

O município de Mesquita investe na digitalização dos serviços de várias secretarias, inclusive na Saúde. Hoje, o prontuário digital permite acompanhar o histórico completo dos pacientes e acessar os resultados de exames de forma totalmente on-line. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das informações e otimizar os serviços. Através da tecnologia, criamos também uma pesquisa de satisfação virtual, voltada para os usuários das unidades da Atenção Básica. Ela classifica o nível dos atendimentos, o funcionamento dos serviços e a qualidade dos equipamentos. Dessa forma, podemos ajustar as medidas que vêm sendo aplicadas e investir em políticas públicas já existentes ou criar novas para melhorar os cenários”, explica Jorge Miranda.

jorge-participa-da-reuniao-do-conselho-tecnico-do-cisbaf

O encontro ficou marcado também pela apresentação dessas plataformas digitais que Mesquita e as demais cidades da Baixada Fluminense já implementaram. Em relação à gestão mesquitense, explicações e pontuações ficaram a cargo do secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade, e de dois representantes da equipe de Planejamento Estratégico, Caio Chagas e Wickson Ribeiro, além do próprio prefeito. 

No caso de Itaguaí, o gestor de Tecnologia da Informação do município, Caio de Oliveira, falou sobre o desenvolvimento tecnológico e sobre a inclusão das informações detalhadas dos pacientes, levantadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), em bancos de dados digitais. Vale lembrar que a ocasião teve ainda a participação da assessora de Inovação da SES/RJ, Emanuella Fontes, e da secretária executiva da CIR Metro I, Patrícia Vanda.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook