CGU dá nota máxima para Transparência de Mesquita

A avaliação permitiu que Mesquita estivesse entre as 20 cidades mais transparentes do Brasil, assim como 1º lugar em transparência no Estado do Rio de Janeiro

Buscamos trabalhar com um modelo atualizado do Portal da Transparência de Mesquita. Sobretudo, para manter o munícipe informado e garantir a eficácia das nossas ações. Por isso, é um grande orgulho saber que a Controladoria-Geral da União (CGU) avaliou Mesquita como uma das 20 cidades mais transparentes do Brasil. A análise foi divulgada nesta segunda-feira, 15 de março, no próprio site do órgão, através da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°. 

Os resultados mostram que Mesquita está entre as 20 cidades mais transparentes do Brasil. Sendo, ainda, 1º lugar em transparência no Estado do Rio de Janeiro, um pódio que divide com São Pedro da Aldeia. Apenas 11 municípios conquistaram nota 10.

Acesse aqui o resultado da 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°

Por isso, é um grande orgulho saber que a Controladoria-Geral da União (CGU) avaliou nosso município como uma das cidades mais transparentes do Brasil. A análise foi divulgada nesta segunda-feira, 15 de março, no próprio site do órgão, através da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°.

Os quesitos de transparência da CGU foram, ainda, divididos em dois tipos. A versão Ativa, estudando a divulgação de informações públicas na internet, e a Passiva, fiscalizando os canais de atendimento ao cidadão e sistemas de pedidos de acesso a informações públicas. Além disso, verificaram, também, as normas de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência pública em todos os estados.

Esta classificação deixa bem evidente nosso compromisso com a população. Afinal, garantimos o funcionamento não só do nosso Portal da Transparência, um dos instrumentos mais importantes para esse trabalho, como a Ouvidoria Municipal e outros métodos de contato com a população, o que é o caso do Colab. Isso permite uma maior interação, inclusive, na forma de prestação dos nossos serviços.

Por isso, é um grande orgulho saber que a Controladoria-Geral da União (CGU) avaliou nosso município como uma das cidades mais transparentes do Brasil. A análise foi divulgada nesta segunda-feira, 15 de março, no próprio site do órgão, através da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°.

Um mérito ainda maior, porque iniciei minha gestão como 68° lugar no ranking dos municípios em transparência realizado pelo Ministério Público do Estado. Desde então, trabalhei, investi em profissionais com técnica e garanti que saíssemos deste lugar. Temos uma legislação atual em prol da estrutura de controle interno, regulamentamos Lei Anticorrupção e Lei de Acesso à Informação, investimos no nosso portal da transparência. Tudo para que a população tenha facilidade de conferir os serviços e se sinta participando da gestão.

Mais um ano transparente

Durante os anos, conquistamos outros méritos. A própria CGU nos forneceu esse reconhecimento em 2018. À época, estávamos trabalhando para melhorar o sistema e conquistamos o 49º lugar. Ainda assim, nos consagramos como a cidade mais transparente da Baixada Fluminense.

Além disso, recebemos o título de cidade mais transparente pelo Ministério Público do Estado Rio de Janeiro (MPRJ) em 2020. Sendo, portanto, parte do Projeto Edificando o Controle Interno (ECI), idealizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do MPRJ.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena.

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook