Transformação digital dos municípios: Prefeito de Mesquita palestra a favor da tecnologia na administração pública

O convite foi feito pela Gove, uma plataforma de inteligência para gestão, e foi apresentada para prefeitos e secretários municipais

O investimento tecnológico feito em Mesquita está sendo utilizado como exemplo na política pública nacional. Estive, portanto, como palestrante em uma reunião direcionada à gestão municipal nesta quarta-feira, 19 de maio. Assim, debati a transformação digital nas cidades e estados do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu de forma on-line e foi liderado pelo co-fundador do Gove, Rodolfo Fiori, uma plataforma de inteligência para gestão municipal. 

No dia 19 de maio, estive como palestrante em uma reunião. Lá, falei sobre o investimento tecnológico que fizemos em Mesquita.

O convite para palestrar aconteceu porque nos Mesquita se destaca em investimento tecnológico. Por isso, foram convidados prefeitos, vice-prefeitos, secretários, diretores de Tecnologia e Procuradores Municipais para fazer parte deste momento. Dessa forma, contextualizamos as ações de transformação digital dos municípios do estado do Rio de Janeiro e apresentamos os desafios e boas maneiras de realizar a transformação. Nesse sentido, foram apresentados seis pilares necessários para fazer a diferença na gestão municipal, sendo eles:

1-    Capacidade institucional – verificando organograma, estrutura e demais fatores;

2 – Foco do usuário – identificando como os serviços chegam aos usuários;

3 –  Pessoas e competências – Investindo em pessoal com habilidade para lidar com as novas tecnologias;

4 –  Infraestrutura – Se existe a possibilidade real de se investir no digital dentro daquela cidade.

5 –  Serviços digitais – Para entender como e se a população acessa aquela informação que está sendo postada on-line;

6 –    Dados – Como está a otimização de dados para a tomada de decisões e criação de políticas públicas?

Por vezes esses pilares foram reforçados pelo que é feito na nossa cidade. Isso, porque focamos em mudar o que vinha sendo feito no município. Ao entrar na administração municipal, em 2017, peguei Mesquita em um cenário deplorável, foram três meses de lixo acumulado nas ruas; os números da educação eram um reflexo da falta de investimento no setor e nossas unidades de saúde mal cobriam 16% das demandas da população. Entre tantas outras preocupações, estava ainda a necessidade de transformar Mesquita em uma cidade minimamente transparente.

Avanços tecnológicos em Mesquita

No dia 19 de maio, estive como palestrante em uma reunião. Lá, falei sobre o investimento tecnológico que fizemos em Mesquita.

Desde então, investimos em nosso convênio com o Colab, por exemplo. Uma plataforma colaborativa, acessada por aplicativo ou site, que reúne as demandas dos mesquitense. Dessa forma, conseguimos agir com mais rapidez em questões como coleta de entulho na calçada, buracos nas vias, iluminação pública e mais. Atualmente, somos um dos únicos municípios do Brasil a ter mais de 90% de resolução das demandas enviadas, com mais de 70 mil pedidos resolvidos pela gestão municipal.

Além disso, o investimento tecnológico de Mesquita abrangeu a ampliação do acesso ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG) municipal. Através do nosso portal da transparência, os pacientes podem realizar o acompanhamento do agendamento dos seus exames. No mesmo portal da Transparência, os mesquitenses têm acesso ao rastreamento dos caminhões de lixo e dos carros da frota de saúde, que fazem a dispensação dos insumos em casa para aqueles que têm diabetes.

Garantimos a informatização do município, com fibra óptica e servidores que suportem os dados reunidos em nossas pesquisas mensais, sejam elas feitas por telefone ou redes sociais. Tudo com backups, para que os próximos gestores estejam a par do que fizemos enquanto administração pública.

Temos mais de 200 mil habitantes e construímos a maioria do nosso equipamento em apenas dois anos. Como resultado, tivemos políticas públicas aplicadas mais facilmente e estamos entregando bons serviços.

Senador Carlos Portinho

Tive a oportunidade, ainda, de dividir esse espaço com o Senador do Rio de Janeiro, Carlos Portinho. Ele foi essencial para a conversa, visto que foi relator do Marco Legal das Startups, uma política muito importante para aproximar empresas de inovação e o poder público. Assim, os governos podem aplicar soluções de forma direta e ágil, com o auxílio de especialistas na área.

Durante a reunião, Portinho aproveitou para elogiar Mesquita, já que trabalhamos com startups desde o começo da nossa gestão. Afinal, sabemos que a solução não está dentro da nossa cidade, mas com aqueles que têm experiências fora e que são referência em sua área de atuação. 

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena.

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook