Mercado Social alia sustentabilidade e acesso à alimentação em Mesquita

Todas às sextas-feiras, nos CRAS da cidade, os inscritos nas unidades podem trocar resíduos recicláveis por bandejas de alimentos

Cuidar do meio-ambiente é uma das preocupações da atualidade, assim como garantir alimentação de qualidade a quem precisa. Pensando nisso, a Prefeitura de Mesquita lançou o projeto Mercado Social. Todas as sextas-feiras, munícipes podem receber bandejas de alimentos, sendo elas de frutas, legumes ou verduras, que são trocadas por produtos recicláveis. Essa é uma ação que foi iniciada em 29 de outubro e acontece em todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade.

“Nós sabemos que, devido à pandemia, muitos sofreram com a falta de emprego e, por isso, perderam o acesso à alimentação que tinham anteriormente. Então, essa foi uma ideia da nossa Assistência Social, em conjunto com a Subsecretaria de Meio Ambiente, para auxiliar a população nesse sentido”, diz o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

O projeto Mercado Social de Mesquita acontece as sextas-feiras. Nele, bandejas de alimentos podem ser trocadas por produtos recicláveis.

Sendo assim, os interessados em participar do Mercado Social de Mesquita podem se direcionar ao CRAS em que estão inscritos e realizar a troca. Uma garrafa de óleo usado pode, por exemplo, render uma bandeja de legumes. Assim como quatro garrafas PET, cinco caixas de papelão ou seis latinhas.

Índice de Conservação Ambiental

Atualmente, Mesquita é líder no Índice de Conservação Ambiental na Baixada Fluminense e 4º lugar no Estado do Rio de Janeiro. Logo, a prática ampliará a ação do município referente ao meio ambiente e, portanto, pode aumentar a posição do município no ranking no futuro.

“Mais de 70 quilos de itens recicláveis foram resgatados em um único dia de evento. Entre eles, 10 litros de óleo usado. Algo que impacta não só na conservação ambiental do município, mas na arrecadação dos catadores do município”, acrescenta Jorge.

O projeto Mercado Social de Mesquita acontece as sextas-feiras. Nele, bandejas de alimentos podem ser trocadas por produtos recicláveis.

Descubra onde realizar a troca:

Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque, 398.

Branco de Areia – Rua Bicuíba, 48.

Juscelino – Av. São Paulo, 465.

Rocha Sobrinho – Av. Coelho da Rocha, 1426.

Santa Terezinha- Rua Hélio Mendes do Amaral, 220.

Santo Elias – Rua Cesário, 659.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena.

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook