Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga visita Mesquita

Autoridade foi recebida pelo prefeito Jorge Miranda para a inauguração da Clínica da Família Banco de Areia

Mesquita recebeu a visita do ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, na última sexta-feira, 17 de junho. O encontro foi motivado pelo bom desempenho do município no atendimento à Atenção Básica, por meio das Clínicas da Famíla, bem como a utilização da tecnologia como grande aliada do Governo Jorge Miranda para o setor. Essa foi a oportunidade, ainda, de inaugurar oficialmente a unidade de Banco de Areia, que fica na Avenida Governador Celso Peçanha 1.350.

Mesquita recebeu a visita do ministro de Saúde, Marcelo Queiroga no dia 17. O encontro foi motivado pelo bom desempenho na Atenção Básica.

Entre uma das falas do Ministro, esteve a importância de se abrir locais que foquem nos cuidados básicos de saúde. “A Atenção Prímária de Saúde está presente nos 5.570 municípios e isso é algo que nenhum plano de saúde tem igual. Nós somos rigorosos defensores do setor e, por isso, os investimentos têm sido feitos de acordo com a entrega. Afinal, é dever dos gestores públicos a aplicação correta dos tributos que são pagos pela população”, frisou. 

Algo que, ainda segundo Queiroga, Mesquita tem sido vanguardista em fazer. Isso porque o município atingiu, recentemente, a marca de 12º cidade do estado do Rio de Janeiro no Previne Brasil. “Logo que entrei no governo, ainda em 2017, nossa pontuação estava bem baixa. Algo que mudamos fazendo o simples: ouvindo os especialistas. Implementamos a Atenção Básica no município e ampliamos o serviço de saúde para a população. Hoje, temos  11 unidades que fazem a diferença na vida do mesquitense, tudo monitorado pela prefeitura”, disse o prefeito da cidade, Jorge Miranda.

Visita à Clínica da Família Cosmorama

Após a inauguração oficial da Clínica da Família Banco de Areia, o Ministro esteve também na Clínica da Família Cosmorama. Funcionando desde agosto de 2021, a unidade ainda não havia sido devidamente inaugurada para evitar aglomerações, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

Maior clínica instalada no município, o local atende até 30 mil pessoas. Lá, mesquitenses encontram exames laboratoriais, assim como imunização, políticas para a saúde do homem e da mulher, planejamento familiar, pré-natal, puericultura, pediatria, ginecologia e clínica médica, entre outros serviços.

A visita do Ministro Marcelo Queiroga à Mesquita, então, rendeu à unidade uma placa que oficializa sua abertura. Sendo um marco para a cidade e para a população, como uma das clínicas que mudou a saúde de Mesquita.

Leia também: Mais de 75% dos mesquitenses têm duas doses ou dose única de vacina contra covid-19

Apresentação da Saúde Primária

Os resultados da implementação das clínicas foi demonstrado em uma reunião no gabinete do prefeito. Após testemunhar presencialmente a infraestrutura garantida pelo governo, Queiroga esteve na sede da prefeitura para a apresentação de todo o sistema de tecnologia e atendimento no município.

Quem também esteve presente foi o Deputado Federal Júlio Lopes, grande parceiro do governo. Na oportunidade, ele parabenizou a gestão e deu seu testemunho, enquanto parlamentar que acompanha os serviços públicos em vários locais. “Eu já estive em Londres, Paris e China e vi sistemas como os que funcionam aqui. Isso porque o Jorge, que é alguém fora da curva, construiu algo que só é feito lá fora. Esse é um dos municípios com menor PIB da região, mas, ainda assim, ele consegue saber quem é cada munícipe. Apenas com o número de CPF, ele sabe que paciente foi em qual especialidade, unificando serviços”, elogiou.

O sistema comentado é o da unificação através do CPF. Essa é uma pauta levantada pelo próprio deputado em Brasília, como uma forma de melhorar a qualidade do serviço em saúde. Assim como Júlio, outros deputados foram essenciais para que a saúde funcionasse no município. Esse é o caso dos deputados federais Sostenes Cavalcante, Pedro Augusto, Aureo Ribeiro, Doutor Luizinho, Altineu Côrtes e Juninho do Pneu. Entre outros cumprimentos feitos pelo prefeito Jorge Miranda, estiveram também os senadores Carlos Portinho, Romário e Flávio Bolsonaro, além do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena.

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook