Atletas mesquitenses visitam gabinete do prefeito de Mesquita

O gabinete do prefeito recebeu a visita dos atletas mesquitenses de jiu-jítsu e boxe no início deste mês.

Acompanhados dos seus treinadores, eles puderam mostrar as conquistas e resultados ao gestor da cidade

O gabinete do prefeito recebeu a visita dos atletas mesquitenses de jiu-jítsu e boxe no início deste mês. As equipes mostraram alguns troféus e medalhas conquistados e ainda bateram um papo com o prefeito, Jorge Miranda. Os atletas foram acompanhados pelos seus treinadores, que são parte importante da trajetória de cada um, e puderam compartilhar com o próprio gestor do município o andamento dos projetos esportivos que acontecem dentro dos distintos equipamentos públicos. 

Entre os grupos, estavam atletas que se destacaram na 10ª Copa Mesquita de Jiu-Jítsu, treinados pelo Mestre Alexandre PH. Quem não perdeu a oportunidade de mostrar seus talentos foram os atletas de luta esportiva, comandada pelo Mestre Edilson Rodrigues. No gabinete, os jovens da Praça PEC posaram com o prefeito e também exibiram algumas das conquistas. 

“É incrível como Mesquita abre as portas para as práticas esportivas e oferece diversos equipamentos para esse incentivo. Esses jovens mesquitenses com esses troféus e medalhas são a prova de que o nosso município fortalece políticas públicas e permitem que esses atletas possam percorrer caminhos vitoriosos e de realização de sonhos”, defende Jorge Miranda. 

O prefeito ainda recebeu as equipes de boxe que treinam na Vila Olímpica, Praça PEC, Escola Municipal de Artes da Chatuba e no Tênis Clube de Mesquita. Eles mostraram feitos do Mesquita Boxe Team durante 2023.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

EMEI Margarida da Silva Duarte é oficialmente reinaugurada

Desde janeiro, alunos e profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte já usufruem de um prédio reformado.

Com a reforma, unidade passa a atender cerca de 440 alunos do segmento Educação Infantil, cuja oferta de vagas em creches já foi ampliada em 107% em toda a rede pública municipal

Desde janeiro, alunos e profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, na Chatuba, já usufruem de um prédio reformado. Na última terça-feira, 19 de setembro, porém, uma solenidade marcou a reinauguração oficial da unidade. Um dos principais acréscimos na instalação foi o segundo pavimento, que tem rampa de acessibilidade, pátio para recreação e oito salas, sendo sete para aulas e uma multiuso, para atividades pedagógicas. Agora, a unidade atende 440 crianças de zero a 5 anos no segmento de Educação Infantil em turnos integral e parcial. 

A ampliação da unidade impacta diretamente na oferta de vagas na região. Sobre isso, o município tem uma meta do Governo Federal de ampliar em 50% as vagas de creche de zero a 3 anos, que começou em 2015 e por dez anos, ou seja, até 2025. Esse número, no entanto, já foi ultrapassado pela atual gestão, tendo sido ampliado em 107%. Mas não para por aí: há ainda oito unidades da rede pública municipal em obras. Com essas escolas, só de zero a 3 anos de idade, serão mais 930 vagas disponíveis.

“Não deixo de bater na tecla da qualificação do espaço público. Tenho certeza de que estamos no caminho certo, porque não fazemos nada mais, nada menos que nossa obrigação de poder público eleito: gerar políticas públicas com qualidade para a população. E não abrimos mão disso”, valoriza Jorge Miranda, prefeito de Mesquita. 

Antes, a unidade atendia somente crianças da creche. Com a reforma, agora também recebe turmas de pré-escola, que contempla alunos de 4 e 5 anos. Todas divididas entre os turnos integral e parcial. Com isso, o segundo pavimento é destinado às crianças de 1 a 3 anos, enquanto o térreo é preparado para atender alunos da pré-escola. No que diz respeito à acessibilidade, essa preocupação não foi deixada de lado. Isso porque, além das rampas de acessibilidade, com grades de proteção, a escola também disponibiliza banheiros adaptados e três mediadores.

Além disso, no térreo, são seis salas de aula, secretaria com espaço para professores, almoxarifado, banheiros (dois adaptados) e refeitório. É importante ressaltar que, durante o período de reforma da unidade, que aconteceu entre março de 2021 e dezembro de 2022, os alunos foram absorvidos temporariamente pela Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado, na própria Chatuba. 

Avanço

O prédio da unidade era uma instalação antiga. Um dos desafios, inclusive, estava no reforço de carga de energia. Hoje, a escola é climatizada e proporciona maior qualidade de produção para o professor e conforto para os alunos. “Quando inauguramos um equipamento público na Educação, a gente está plantando uma semente para o futuro. É um investimento alto para Mesquita. Conseguimos avançar, também, com o Cartão Alimentação Escolar e com a climatização das escolas, que já é uma realidade em 70% da nossa rede pública municipal de ensino”, enfatiza Fábio Baiense, secretário municipal de Educação de Mesquita.  

Além do Cartão Alimentação Escolar, a nutrição dos alunos é garantida. Para o turno integral, por exemplo, são quatro refeições, sendo elas o desjejum, almoço, lanche e jantar. Já para os alunos do turno parcial, ou seja, manhã ou tarde, a escola oferece duas refeições: para a manhã, desjejum e almoço e, para a tarde, almoço e lanche.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Prefeito de Mesquita tem reunião na Águas do Rio

Encontro aconteceu nesta semana e foi realizado na sede de Nova Iguaçu da concessionária

Saneamento é uma pauta importante para o município. Por isso, na última terça-feira, 18 de julho, Jorge Miranda se reuniu com a Superintendência Regional da Águas do Rio de Nova Iguaçu para discutir quais metas previstas no Plano de Saneamento Básico de Mesquita, concluído pelo município em 2018, foram atingidas pela gestão da concessionária. O encontro aconteceu na própria sede de Nova Iguaçu da Águas do Rio.

“A reunião foi muito importante para estabelecer responsabilidades e prazos sobre as metas estabelecidas no Plano de Saneamento. A nossa intenção é trabalhar em conjunto e, assim, juntar forças para levar benefícios ao povo da nossa cidade”, expressa o prefeito de Mesquita. Entre os assuntos discutidos com representantes da concessionária, estavam ainda os avanços no Plano Diretor de Água e Plano Diretor de Esgoto, que são ferramentas para o desenvolvimento do sistema de água e esgoto da cidade.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Servidores efetivos terão reajuste de 3,9% retroativo a partir de maio

Valores referentes a maio e junho serão depositados na conta dos funcionários públicos concursados até o quinto dia útil de agosto, com os vencimentos de julho

No dia 13 de julho, quinta-feira, foi publicada no Diário Oficial do município a lei 1.225, que indica a revisão geral anual dos servidores efetivos da prefeitura. Eles receberão o reajuste de 3,9% a partir de 1º de maio. Referente aos meses de maio e junho, o valor retroativo será depositado na conta dos funcionários públicos concursados até o quinto dia útil de agosto. Vale lembrar que, nesse depósito mesmo, estará incluso o vencimento referente ao mês de julho.

A correção salarial foi apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrado entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023. O aumento será aplicado também no auxílio-refeição desses servidores.

Além disso, foi depositada a primeira parcela do 13º salário dos servidores efetivos, comissionados e contratados temporários de Mesquita na última sexta-feira, dia 14 de julho. O pagamento da parcela inicial do 13º sobre o ano de 2023 para os aposentados e pensionistas do MesquitaPrev, por sua vez, aconteceu na semana anterior.

Acredito que, para proporcionar serviços de qualidade aos munícipes, devemos focar em alguns fatores. Entre eles, está a valorização dos servidores municipais. São eles que realizam essa ponte entre a gestão municipal e a população da cidade”, frisa o prefeito da cidade, Jorge Miranda.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Mesquita reúne parcerias estaduais

No início de julho, por exemplo, o prefeito Jorge Miranda visitou ao Super Centro Carioca de Saúde, junto com o deputado federal Daniel Soranz

Para promover políticas públicas abrangentes, é necessário pensar nas necessidades da população e, ainda, buscar apoio para obter mais força e conhecimento. Por isso, a Prefeitura de Mesquita vem estabelecendo parcerias significativas com outras esferas, como o governo do Estado do Rio de Janeiro. No início deste mês de julho, por exemplo, Jorge Miranda visitou o Super Centro Carioca de Saúde, junto com o deputado federal Daniel Soranz. Esse equipamento é apontado como o maior e mais moderno complexo de saúde pública da América Latina, oferecendo especialidades médicas aos cariocas.

A estrutura servirá para ajudar a fortalecer os atendimentos na rede municipal de saúde do Rio. O Super Centro Carioca de Saúde está no Hospital Municipal Ronaldo Gazola, em Acari, na Zona Norte. Com capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos por ano, o novo centro possui 13 salas para cirurgias.

É sempre legal estar em contato com as outras gestões e com profissionais competentes. O Soranz foi o idealizador do modelo de clínicas da família no Rio de Janeiro e já é um parceiro de longa data de Mesquita. Ele contribuiu, inclusive, para a implementação do formato na nossa cidade. Hoje, o município conta com dez unidades de atendimentos à saúde da família em diferentes bairros, além de um outro equipamento em construção, que ficará em Rocha Sobrinho”, ressalta Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

Além disso, Jorge Miranda usou suas redes sociais para expressar reconhecimento ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, pela inauguração do Rio Imagem Baixada. Esse é o primeiro centro público de diagnóstico por imagem da região e o maior da América Latina, com capacidade para realizar até 40 mil exames mensais.

Sempre digo que a Saúde é uma das principais áreas na sociedade. Muitos dos direitos básicos do ser humano estão ligados a ela. Sobre esses espaços entregues, acredito que auxiliarão a população da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro em atendimentos mais específicos. Sem dúvidas, são marcos para a saúde do estado”, acrescenta o prefeito de Mesquita.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Mais de 16 milhões investidos no Cartão Alimentação Escolar

Todo mês, R$ 60 são depositados a todos os alunos da rede pública municipal, da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Desde agosto de 2021, Mesquita já investiu mais de R$ 16 milhões de recursos próprios no Cartão Alimentação Escolar. Assim, os alunos da rede pública municipal recebem R$ 60 mensalmente, em forma de créditos, para serem utilizados exclusivamente na compra de alimentos na rede credenciada, que inclui mais de 500 estabelecimentos locais. O benefício é destinado a todos os estudantes da rede pública municipal de ensino, da Educação Infantil à EJA, a Educação de Jovens e Adultos.

O depósito do valor está ligado diretamente à frequência nas aulas, uma vez que os alunos não devem se encontrar em defasagem escolar. Além de ter a matrícula ativa, o estudante não pode acumular, no mês, mais de dez faltas consecutivas sem justificativa. Quando isso acontece, os créditos são bloqueados até que o aluno retorne. Assim, a iniciativa se torna também uma ferramenta de destaque no combate à evasão escolar – ainda que esta não seja sua finalidade principal.

O cartão foi pensado para fortalecer a alimentação dos alunos da rede pública municipal mesquitense quando eles estão em casa. O benefício vale para os 11 meses do ano letivo. É importante destacar que, nos dias de aula, as refeições são oferecidas normalmente a eles e podem ser repetidas. O cardápio passa por um planejamento nutricional, baseado no Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, frisa o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. Vale lembrar que, hoje, a cidade tem 37 escolas ativas e em torno de 14.700 alunos matriculados nas unidades escolares da rede pública municipal.

Outra contribuição do Cartão Alimentação Escolar é para o fortalecimento da economia local. Isso porque os R$ 60 mensais só podem ser gastos nos comércios localizados dentro da cidade e que estão credenciados. Dessa forma, por volta de R$ 880 mil são injetados no município, possibilitando inclusive o aumento na geração de empregos.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Em Mesquita, Monte Horebe recebe revitalização

Local receberá trilha de fácil acesso, mirante, santuário, guarita e postes de iluminação

Para que a população desfrute do melhor que a cidade pode oferecer, são necessárias ações de manutenção dos equipamentos e espaços públicos. Essa é uma das motivações das reformas de revitalização do Monte Guararapes, também chamado de Monte Horebe. O local, que é conhecido por atividades turísticas e manifestações religiosas, recebe intervenções desde o início do ano passado. O projeto visa a acessibilidade, segurança e bem-estar dos visitantes.

Com isso, serão construídos uma trilha de fácil acesso, um mirante, um santuário, uma oca com abertura, um bebedouro e uma guarita para o controle de acesso. Além disso, as obras proporcionarão instalações de postes de iluminação que ajudarão na segurança e, também, na valorização visual do monte à noite.

Em 2022, foram instaladas placas para a identificação do espaço, tanto para a Área de Proteção Ambiental (APA) quanto para o Parque Natural Municipal de Mesquita. Nelas, ainda há informações sobre a proibição da depredação do local. Nesse quesito, vale destacar que as intervenções não afetam a preservação ambiental.

Mesquita possui mais de 50% de APA. Além dos cuidados constantes com essa área, também procuramos desenvolver atividades que busquem a sustentabilidade e preservação do planeta. Através de ações como plantios e coleta seletiva, conseguimos trazer o destaque para o município. Colhemos resultados disso no ICMS Verde, que premia as cidades que mais se evidenciam nessas questões”, indica o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Atleta de Mesquita ganha medalha nas Olimpíadas Especiais de Berlim

Marcelino Lages tem paralisia cerebral e recebeu treinamento na Vila Olímpica Municipal, que fica no Cosmorama

De Mesquita para o mundo. Essa é a realidade do paratleta Marcelino Lages, de 29 anos, que representa a delegação brasileira nas Olimpíadas Especiais de Berlim. O jovem tem paralisia cerebral e recebeu treinamento na Vila Olímpica Municipal, que fica no Cosmorama. No entanto, as preparações de Marcelino começaram em 2018, quando ele garantiu a vaga nas competições. Além disso, ele é aluno da Escola Municipal Professor Marcos Gil, unidade de educação especial do município.

Matérias como essa me deixam muito feliz. É emocionante ver mesquitenses alçando voos e obtendo conquistas. A partir do meu histórico de atleta, o sentimento se torna ainda maior. Desejo muito sucesso para o Marcelino. Que ele seja inspiração na vida de muitos outros munícipes”, elogia Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

Além da participação, o mesquitense vem se destacando. Em atletismo, na categoria de salto em distância, os esforços de Marcelino resultaram em uma medalha de bronze. Na fase atual, ele se encontra na etapa de qualificação dos saltos. Com isso, as próximas disputas serão de revezamento 4×100 e os 400m.

“O fato do Marcelino ter ido é um grande resultado. Com certeza, essa será uma experiência que mostra que é possível avançar e realizar seus sonhos”, destaca o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kléber Rodrigues.

Os jogos no mundial acontecem desde o dia 17 de junho na capital alemã e seguem até o próximo dia 25. No total, 176 delegações marcam presença nas olimpíadas, com 6.500 mil atletas participando das competições.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Mesquita ganhará espaços para reuniões e estudos

Primeira unidade de coworking na cidade ficará em Edson Passos, na Avenida Marechal Castelo Branco 148

Encontrar lugares para reuniões, trabalhos e estudos, com acesso à internet, não é algo tão simples. Pensando nisso, a gestão municipal vem colocando em prática políticas públicas para abranger essa questão. O Espaço Colabore é exemplo disso. A primeira unidade de coworking de Mesquita ficará em Edson Passos. Lá, a população encontrará um local com infraestrutura adequada para atividades laborais e estudantis.

A unidade está sendo elevada na Avenida Marechal Castelo Branco 148, próxima à sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita. Ela funcionará como um escritório compartilhado. Além da acessibilidade, o espaço será climatizado, para proporcionar bem-estar à população.

Mesquita é uma cidade tecnológica e inovadora. O Espaço Colabore tem tudo a ver com isso. Além disso, esse ambiente servirá ainda para a criação de laços entre os visitantes. A socialização e a troca de aprendizado nas reuniões, com certeza, serão fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de cada um”, comenta o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. Além de Edson Passos, o Centro de Mesquita também receberá um Espaço Colabore.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook

Mesquita é a primeira cidade do Brasil a receber novo Regin

Sistema 2.0 possibilita abertura e alteração de empresas em até uma hora

Na última quinta-feira, dia 31 de maio, aconteceu o lançamento do Regin 2.0 em Mesquita, consagrando a cidade como pioneira a receber a atualização. O novo sistema possibilita a abertura de empresas em até uma hora. A cerimônia aconteceu no Auditório Zelito Viana, na sede da Prefeitura de Mesquita. A iniciativa é da JUCERJA, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

A solenidade de lançamento contou com a participação de autoridades políticas, como do prefeito Jorge Miranda e do vice-prefeito de Mesquita, Ricardo Lucena. Na ocasião, foram apresentadas as inovações do Sistema de Registro Integrado, que visa a simplificação e desburocratização na abertura e alteração de empreendimentos no município. Isso de forma totalmente on-line.

“Quando começamos a trabalhar nesse projeto, a primeira pergunta que fizemos foi: onde vamos implantar? Mesquita, hoje, é uma referência tecnológica no Estado do Rio de Janeiro”, destaca o presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Romay.

Outra novidade é que a viabilidade será instantânea. Um procedimento que demorava em torno de dois dias será realizado em até 12 minutos. O sistema indicará a possibilidade de abertura do empreendimento logo que o requerente preencher o formulário com a atividade e o endereço da empresa.

A implementação do Regin 2.0 representa inovação, de acordo com Jorge Miranda. O município, que já é conhecido pelas questões tecnológicas, terá uma das áreas da administração pública ainda mais modernizada. “Em Mesquita, buscamos fazer o máximo para desburocratizar os processos e facilitar a vida do cidadão. Fizemos assim com o portal e-GOV, a Sala do Empreendedor e outros diversos serviços. Temos uma verdadeira vocação tecnológica e essa parceria com a JUCERJA só vem confirmar isso”, pontua o prefeito de Mesquita.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook