Conscientização Ambiental é debate em Mesquita 

Auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, recebeu 3º Seminário Águas de Mesquita 

Em Mesquita, a conscientização ambiental é um debate sempre presente. No Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou o 3º Seminário Águas de Mesquita. O tema debatido foi “APA, O Sustento das Águas” e a ocasião contou com a participação dos professores Marco Aurelio Louzada e Rosane Andrade, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, respectivamente, e da sociedade civil, como o agricultor familiar Paulo Nunes.

Sustentabilidade e consciência ambiental estavam entre os assuntos discutidos pelos profissionais. “Não tem como a água acabar em nenhum lugar do planeta, porque você não desmonta a molécula de água. O que pode acontecer é mudar o regime climático e parar de chover em uma região”, explica Marco Aurelio Louzada, professor e doutor especialista em Ecologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Para além de crise hídrica e distribuição da água, assuntos debatidos pela doutora e coordenadora do curso de especialização de Engenharia Ambiental e Sanitária da UERJ, o evento celebrou um convênio de dois anos, assinado entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

“A ideia é verificar e construir um diagnóstico das águas de Mesquita. Nosso primeiro objetivo é fazer um mapeamento das nascentes e mananciais existentes no município. Também estamos fazendo uma avaliação de todo o entorno e quais as principais fontes de contaminação existentes, para que consigamos propor melhorias e soluções”, explica Rosane.

Além da presença da sociedade civil, alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irena Sendler, no Centro, puderam conhecer mais sobre as ações já realizadas na Área de Proteção Ambiental do município. 

“Mesquita tem se destacado quando o assunto é conservação ambiental. Por isso, pautas como essa e, principalmente, parcerias com profissionais de instituições de ensino renomadas, com certeza, valorizam ainda mais a nossa Área de Proteção Ambiental, que já percorre um caminho para uma cidade sustentável”, reforça Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook