EMEI Margarida da Silva Duarte é oficialmente reinaugurada

Com a reforma, unidade passa a atender cerca de 440 alunos do segmento Educação Infantil, cuja oferta de vagas em creches já foi ampliada em 107% em toda a rede pública municipal

Desde janeiro, alunos e profissionais da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, na Chatuba, já usufruem de um prédio reformado. Na última terça-feira, 19 de setembro, porém, uma solenidade marcou a reinauguração oficial da unidade. Um dos principais acréscimos na instalação foi o segundo pavimento, que tem rampa de acessibilidade, pátio para recreação e oito salas, sendo sete para aulas e uma multiuso, para atividades pedagógicas. Agora, a unidade atende 440 crianças de zero a 5 anos no segmento de Educação Infantil em turnos integral e parcial. 

A ampliação da unidade impacta diretamente na oferta de vagas na região. Sobre isso, o município tem uma meta do Governo Federal de ampliar em 50% as vagas de creche de zero a 3 anos, que começou em 2015 e por dez anos, ou seja, até 2025. Esse número, no entanto, já foi ultrapassado pela atual gestão, tendo sido ampliado em 107%. Mas não para por aí: há ainda oito unidades da rede pública municipal em obras. Com essas escolas, só de zero a 3 anos de idade, serão mais 930 vagas disponíveis.

“Não deixo de bater na tecla da qualificação do espaço público. Tenho certeza de que estamos no caminho certo, porque não fazemos nada mais, nada menos que nossa obrigação de poder público eleito: gerar políticas públicas com qualidade para a população. E não abrimos mão disso”, valoriza Jorge Miranda, prefeito de Mesquita. 

Antes, a unidade atendia somente crianças da creche. Com a reforma, agora também recebe turmas de pré-escola, que contempla alunos de 4 e 5 anos. Todas divididas entre os turnos integral e parcial. Com isso, o segundo pavimento é destinado às crianças de 1 a 3 anos, enquanto o térreo é preparado para atender alunos da pré-escola. No que diz respeito à acessibilidade, essa preocupação não foi deixada de lado. Isso porque, além das rampas de acessibilidade, com grades de proteção, a escola também disponibiliza banheiros adaptados e três mediadores.

Além disso, no térreo, são seis salas de aula, secretaria com espaço para professores, almoxarifado, banheiros (dois adaptados) e refeitório. É importante ressaltar que, durante o período de reforma da unidade, que aconteceu entre março de 2021 e dezembro de 2022, os alunos foram absorvidos temporariamente pela Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado, na própria Chatuba. 

Avanço

O prédio da unidade era uma instalação antiga. Um dos desafios, inclusive, estava no reforço de carga de energia. Hoje, a escola é climatizada e proporciona maior qualidade de produção para o professor e conforto para os alunos. “Quando inauguramos um equipamento público na Educação, a gente está plantando uma semente para o futuro. É um investimento alto para Mesquita. Conseguimos avançar, também, com o Cartão Alimentação Escolar e com a climatização das escolas, que já é uma realidade em 70% da nossa rede pública municipal de ensino”, enfatiza Fábio Baiense, secretário municipal de Educação de Mesquita.  

Além do Cartão Alimentação Escolar, a nutrição dos alunos é garantida. Para o turno integral, por exemplo, são quatro refeições, sendo elas o desjejum, almoço, lanche e jantar. Já para os alunos do turno parcial, ou seja, manhã ou tarde, a escola oferece duas refeições: para a manhã, desjejum e almoço e, para a tarde, almoço e lanche.

Fique atento as minhas redes sociais

Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!

Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena

Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook